quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Quinto Encontro do Gestar II

Aos dias oito do mês de agosto aconteceu o quinto encontro do Gestar II na cidade de Almenara, realizado na E.E Conde Afonso Celso estava presente Marineide Marques coordenadora do curso e funcionária da SRE de Almenara.
Inicei a oficina com uma mensagem de reflexão na voz de Cid Moreira e em seguida participamos de uma dinâmica que nomeei de “jogo da adivinhação” e foi criada a partir de uma atividade do avançando na prática.
A dinâmica consiste em fazer um sorteio com o nome de todos cursistas presentes, depois, cada um pega um nome e começaram descrever a pessoa que sorteou sem dizer o nome da mesma.
Após a escrita iniciamos o jogo de adivinhação, foi surpreendente as impressões causadas em quem ouvia o que o outro pensava dele, o objetivo da dinâmica é desenvolver a escrita, a oralidade e o relacionamento entre os alunos dos cursistas.
Ao termino da atividade apresentei os aspectos teóricos da TP4/Unidades 15 e 16
dialogamos sobre letramento e as dificuldades dos alunos em ler e entender o que lêem.
Falamos ainda da importância de valorizar a identidade cultural do estudante para que o mesmo seja não seja alvo de preconceito lingüístico, que é tão comum na sala de aula.
Encerrei o estudo do slide com um vídeo de Geraldinho Nogueira com o “Causo da bicicleta”, os cursistas analisaram as marcas da oralidade e falamos de como incentivar o aluno a escrever vários gêneros textuais.
A oficina foi finalizada com a explicação de como criar um memorial de leitura e fizemos ainda o relatório e a avaliação da oficina.
OBSERVAÇÃO: Como o início das aulas foram adiadas devido a gripe H1N1 não foi possível concluir o último avançando na prática, então decidimos fazer uma oficina livre para apresentar as atividades e estudar o projeto no guia geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário