quarta-feira, 22 de julho de 2009

Quarto encontro do GESTAR ll



RELATÓRIO

Aos dias 11 do mês de julho aconteceu o quarto encontro do Gestar II na cidade de Almenara, realizado na E.E Conde Afonso Celso, estava presente Gláucia e da coordenadora Terezinha funcionárias da SRE de Almenara.
Na abertura da oficina lemos o texto “Gaiolas e Asas de Rubem Alves” e iniciamos um momento de reflexão.
Como na oficina anterior os cursistas reclamaram sobre a dificuldade de trabalhar a oralidade dos alunos iniciei o estudo da TP4 com uma dinâmica de texto oral, ( uma adaptação da dinâmica palavras soltas).
Fiz uma caixa e nela foi colocada palavras variadas sobre festa junina o título foi previamente selecionado por mim, foi feita a leitura do texto da TP4 “Festas Juninas” com a pretensão conhecer o assunto a ser abordado.O texto oral iniciou da seguinte forma da seguinte forma:
“Em toda festa junina tem...
Os professores tiravam palavras da caixa e criaram o texto oral respeitando a unidade de sentido anteriormente dita pelo colega. Falamos então de como trabalhar o texto escrito, mas também em como desenvolver a oralidade dos alunos, alertei sobre a importância de levar textos que desperte o interesse dos alunos que tem problemas em expressar verbalmente.
Apresentei um vídeo (Isso é o Brasil) que expõe placas e anúncios espalhados pelo Brasil. Os textos mostrados no vídeo apresentavam várias formas de escrita, diferentes níveis de linguagem e comunicação; observados os conceitos averiguamos detalhadamente o nível de letramento estabelecido em cada uma delas.
O próximo momento houve a apresentação dos aspectos teóricos da TP4/Unidades 13 e 14 em que foram abordadas as questões sobre leitura, cultura, letramento e o processo de leitura.
Terminamos a oficina analisando o Avançando na Prática da TP4/Unidade 14, logo após os cursistas fizeram a avaliação da oficina.
Infelizmente na oficina da TP4 não foi possível fazer a reflexão do Avançando na Prática da TP3/Unidade 12, porque nas nossas escolas aconteciam a semana de provas e logo após recuperações bimestrais, chegamos a conclusão que seria melhor realizar o Avançando na Prática da TP3 na primeira semana de agosto e na segunda semana eles farão o Avançando na Prática da TP4/Unidade 14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário