Aos dias 04 do mês de julho aconteceu o terceiro encontro do Gestar II na cidade de Almenara realizado na escola E.E Conde Afonso Celso estava presente coordenadora Terezinha funcionária da SRE de Almenara.
Iniciei a oficina com os relatos dos professores sobre como foi trabalhado o Avançando na Prática da TP3 Unidade 10 em sala de aula, os cursistas apresentaram o planejamento e o motivo pelo qual escolheram aquele Avançando na Prática.
A escolha foi feita de acordo com o conhecimento prévio da turma e antes de trabalhar os exercícios fizeram os envelopes da linguagem para abordar as modalidades textuais, as professores relataram sobre a surpresa dos alunos ao chegarem na sala e ver como tudo estava organizado.
E em nosso diálogo ficou claro que é muito importante um planejamento bem feito para a realização de um bom trabalho, as atividades foram muito bem elaboradas, os alunos confeccionaram cartazes, biografia,criaram cordéis, murais, entrevistas e poemas.
Segundo os cursistas as atividades da TP3 efetuadas com os alunos são excelentes, os textos foram escolhidos de acordo o assunto que o professor estava trabalhando em sala de aula.
Um exemplo foi o da cursista Cláudia Otoni que resolveu trabalhar biografia porque a escola em que trabalha completara 50 anos e durante todo ano serão feitas atividades para festejar esta data, então ela ensinou os alunos em sala como fazer entrevista como comportar diante o entrevistado, logo após os alunos entrevistaram todos os ex-diretores da escola.
Na sala de aula fizeram correções e ajustes nos textos redigidos e em seguida fizeram a biografia de cada ex diretor, feito isso entregaram o documento rico em registros ao diretor atual da escola, fiquei muito feliz, pois eles entenderam que é necessário adequar as atividades das TPs no seu dia a dia escolar.
Ao pedir que fosse feito uma avaliação das atividades da TP houve muitos elogios e complementaram dizendo que são bem explicadas e não encontraram dificuldade para realizá-las. A unidade estudada explora do aluno não só a escrita, mas também a oralidade, ao iniciar as apresentações das atividades os professores mencionaram a resistência de alguns alunos em desenvolver atividades orais perante os colegas, a partir daí fomos buscar soluções para sanar o problema. Encontramos soluções juntos e ouvindo sugestões dadas pelos próprios cursistas.
No segundo momento da oficina realizei uma atividade em que nomeei de descobrindo a diferença entre gênero e tipo textual, cada aluno recebeu uma folha com uma colagem de textos que pertenciam a gêneros diferentes, os cursistas escreveram a classificação do gênero e do tipo textual empregado ali.
A intenção da atividade era analisar o conhecimento dos cursistas sobre o assunto e percebi algumas dificuldades. As atividades foram coladas no mural e comecei explicar os aspectos teóricos da TP3/Unidades 11 e 12, terminando a explicação pedi que os cursistas observassem o mural e analisassem os erros e acertos para que não restasse nenhuma dúvida sobre o assunto, foi muito boa a interação entre nós. Fiquei muito satisfeita com o resultado alcançado.
No terceiro momento fizemos a leitura do texto, “A Moça Tecelã’’ e em seguida foram produzidos cartazes em vários gêneros e tipos textuais tais como: receita, poemas, anúncios, propaganda.
Finalizamos fazendo o relatório e a avaliação da oficina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário