sexta-feira, 12 de junho de 2009

Segundo encontro do Gestar II em Almenara

Relátorio
Aos dias 6 do mês de junho de 2009 aconteceu o segundo encontro do Gestar II em Almenara,estava marcado para iniciar no horário estabelecido no encontro anterior às 13:30min, mas só foi possível iniciar às 14:30min,pois ao chegar no local do encontro a E.E Conde afonso Celso e estava presente Leda Mara funcionária da SRE de Almenara.
Iniciei o estudo da TP3 usando o envelope das linguagens dividindo os grupos em 4 grupos dei um envelope para cada, em seguida eles escolheram um relator para falar dos textos contidos no envelope.Estava tudo perfeito até que uma uma cursista sentiu que estava sendo alvo de críticas e por alguns segundos instalo-se um clima de tensão e com conversa e bom senso Leda Mara fúncionária da SRE interferiu e dialogamos sobre a importância de mantermos um bom relacionamento, tudo foi resolvido e retornamos as atividades.
Os aspectos teóricos foram trabalhados no segundo momento todos participaram e relataram experiências e opinou; este momento foi ótimo.
Ao finalizar os aspectos teóricos estudamos as unidades 9 e 10 da TP3 e o avançando na prática depois de lidas e analisadas os cursistas escolheram qual ele iria escolher para aplicar em sala de aula. Finalizamos fazendo o relatório da oficina e a avaliação, durante todo o encontro percebi que os cursistas são muito participativos e possuem um elevado nível de conhecimento.

Primeiro Encontro do Gestar II em Almenara


Relatório
Aos dias 30 do mês de maio de 2009 aconteceu o primeiro encontro do Gestar II na cidade de Almenara, sendo dedicado a esse encontro 8:00hs, no primeiro momento pela manhã foi conduzido por Marineide funcionária da SRE de Almenara que apresentou o programa aos diretores, professores e especialistas.Relatou ainda sobre as possíveis dificuldades para a realização do programa e como poderíamos sanar tais acontecimentos e logo em seguida apresentou a professora que estaria capacitando os professores de língua portuguesa.
Na tarde desse mesmo dia eu "Daiana Araújo" conduzi a reunião com meus cursisistas e estava ansiosa, começamos com uma reflexão depois de assistir um DVD de Padre Fábio de Melo e logo após realizamos uma dinâmica para nos conhecermos melhor.
Apresentei a proposta do Gestar II e em seguida entreguei o material de estudo e para minha surpresa eles logo perguntaram quando iríamos começar a usar os livros e depois disso meu telefone não parou de tocar, pois os professores que não estavam inseridos no curso queriam participar mesmo sem certificado só para ficar lá quietinhos como ouvintes.
Para ser franca não achei que o programa seria tão bem recebido uma vez que os encontros seriam aos sábados, mas ainda bem que aconteceu o contrário não houve resistência e segundo os cursisitas pela primeira vez eles perceberam que a capacitação será satisfátoria pela riqueza do material que eles receberam.
No mesmo dia fizemos o calendário das oficinas escolhemos os horários de acordo com as necessidades de cada um para que não houvesse problemas com faltas e para isso usamos os calendários das escolas que também tem atividades aos sábados.
Meus cursistas são altamentes críticos, participativos, ágeis e tenho certeza que iremos fazer um ótimo trabalho.

Primeiro Encontro do Gestar II em Montes Claros

Relatório
Realizou-se nos dias 23 ao dia 27 do mês de março de 2009 o primeiro encontro do Gestar II, no primeiro momento foi apresantado a proposta do programa, recebemos o material de estudos e conhecemos a nossa professora Tamar que se mostrou apta e muito capacitada em nos formar nessa nova missão de ensinar.
Durante toda a semana as TPs foram apresentadas de forma prática e objetiva e os professores que estavam sendo formados puderam refletir sobre sua prática em sala de aula.Nesses dias trabalhamos diversas oficinas de leitura e produção, todas inseridas no contexto das TPs, entre elas destacam os vídeos sobre Pleonasmo e Narradores de Javé.
No estudo das TPs ficou claro a preocupação com o conhecimento de mundo do nosso aluno e a identidades cultural no qual ele está inserido, partindo desta análise tivemos a oportunidade de conhecer a região os custumes dos nossos colegas, que mesmo morando no mesmo estado observamos as diversidades culturais.
Entre tantos momentos de construção do saber um em especial marcou o encontro ocorreu quando a professora Tamar leu o texto a Moça Tecelã, que tranformou o momento de leitura em um momento de prazer, após a leitura criamos diversos textos e o mais interessante "em minha opinão ", foi o do grupo de Fábio que produziu um texto em forma de cordel, ficou divino.
Atroca de experiência com colegas de outras cidades foi fantástica e deixou um gostinho de quero mais...
QUE CHEGUE LOGO O PRÓXIMO ENCONTRO!!!

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Memorial de Leitura
Infância
Comecei a gostar de ler quando minha madrinha Rita "in memoria" me presenteou com livros de contos de fadas e uma radiola com discos que contavam as histórias.
Chapeuzinho Vermelho
Cinderela
Os três porquinhos
João e Maria
A princesa e o sapo
Meus amiguinhos
Gibis(turma da Mônica)
Adolescência
Série Vagalume
Zezinho e a porquinnho
Tonico
Tonico e Carniça
A ilha perdida
Um cádever houve rádio
O escaravelho do diabo
Pequeno Príncipe
O menino do dedo verde
2° Grau
1° Série do Ensino Médio
Morte e vida severina
O auto da compadecida
Os Lusíadas
Dom Quixote
Odisséia
Eneida
2° Serie do ensino médio
Irecema
O Guarani
A Moreninha
Senhora
O Cortiço
Memórias Postumas de Brás Cubas
3°Série do Ensino Média
Canudos
Os Sertões
Triste Fim de Policarpo Quaresma
Perto do coração selvagem
Vidas Secas
São Beranado
No Vestibular
Antologia Poética Carlos Drummond de Andrade
Quarto de despejo
Macunaíma
Primeiras Estórias
Na Universidade
O Ateneu
Romanceiro da Inconfidência
Serafim Ponte Grande
Menino de Engenho
Grande Sertão Veredas
Leitura de prazer
Roberto Drummond(Todas as obras literárias)
A bíblia
Religiosos Católicos escritor favorito Padre e Léo e Professor Felipe Aquino